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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PARA REFLETIR


 EDUCAÇÃO AMBIENTAL?


Sabemos da importância da educação ambiental, todavia, muitas vezes, dentro das próprias escolas não há uma prática efetiva. Falta vivência, o hábito e a rotina – o que faz toda diferença. 
Em nossa finita inocência ou ignorância pensamos que tudo era possível usufruir no Planeta Terra  sem questionarmos a sua capacidade de criação e recriação.
Da Mãe Terra poderíamos requerer tudo: nosso alimento, nosso abrigo e ao mesmo tempo  torná-la depósito dos nossos descartáveis. Em algum momento fomos acordados desse torpor e da inconsciência de nossos atos.
O Planeta reclama e a Natureza devolve com as mudanças climáticas, o aquecimento global, o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, a fome e a miséria entre os povos ao redor do mundo.
A Educação Ambiental surgiu como uma linguagem que nos força a entender a caminhada da Humanidade e a sua cultura de utilização irresponsável dos recursos naturais.
A compreensão do papel do Ser Humano de se colocar no mesmo patamar da Natureza, sentir-se parte indissociável ao ponto de saber-se e compreender-se atingido pelos processos de destruição e contudo continuar usufruindo da condição de vivente adotando novo comportamento é um grande desafio do processo educativo que se encontra voltado para as questões ambientais.
É preciso mudar em atitudes e comportamentos do menor ao maior gesto, transformados ou não em Leis, Regulamentos,  Cartas de Compromissos, mas que sejam assumidos pelos homens e mulheres que vislumbrem vida e abundância para os seres que virão.

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