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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

sugestão de aulas de informática

Sem dúvida ao trabalhar o tema Folclore com os alunos, o professor poderá desenvolver conceitos ambientais, para tornar as aulas ainda mais interessante a informática pode ser utilizada como recurso. Abaixo segue uma sugestão de aula , na qual desenvolví com meus alunos, e confesso eles adoraram!!



Justificativa:

O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos, e para fazer parte dessa rica cultura, o professor poderá enriquecer suas aulas com diversos recursos. A presente proposta é de tornar a aula enriquecida através da informática educacional onde os alunos irão  "aprender informática e aprender com a informática", ou seja, por meio de projetos interdisciplinares, fazer com que o aluno aprenda conteúdos específicos das várias disciplinas, utilizando uma variedade de softwares. Sendo assim, aprender um programa é apenas conseqüência, o importante é o projeto,  desde que ele seja incentivado e avaliado pelas disciplinas envolvidas.  O objetivo não é substituir o método atual, mas auxiliar no desenvolvimento das atividades educacionais, através do intercâmbio de informações e do estímulo à consciência crítica, de forma mais ágil, concreta e agradável para o aluno, onde o conhecimento vem de várias direções.

Objetivo Geral: Desenvolver habilidades nas ferramentas de produtividade do Sistema Operacional Linux, partindo de conhecimentos prévios relacionados ao tema Folclore.

Duração das aulas :  4   aulas

Conhecimento prévios desenvolvidos com os alunos:
·       Em classe foram trabalhados com os alunos diversos temas relacionados ao folclore, dentre eles : Cultura e Sociedade, Expressões  e Artes Folclóricas, Lendas e Contos do Folclore Brasileiro, Diferentes tipologias textuais relacionados ao tema. Os alunos foram repertoriados através de diferentes estratégias em sala de aula.
·       Para que houvesse a aula de informática foi necessário um trabalho prévio com os alunos sobre o sistema Linux, pois as propostas de atividades necessitavam de um conhecimento prévio de informática. Os alunos tiveram o laboratório e o teórico , e assim as atividades aplicadas sobre o Folclore ficaram mais objetivas.

Estratégias e recursos :
1º aula:  Os alunos já tinham conhecimento prévio sobre Br Office Org Writer-Texto, como estava com um  projeto já em andamento sobre literatura de cordel, incentivei os alunos a realizarem a digitação, formatação de seus próprios textos. O desenvolvimento da aula foi tranqüilo, os alunos já haviam realizado este tipo de atividade, todos completaram sua tarefa em pouco tempo


2º aula  Utilizei como  ferramenta de produtividade Br Office Org – planilha, utilizando os conhecimentos prévios de malha quadriculada, conseguí desenvolver com os alunos dois tipos de atividades na primeira o desenho de um saci na malha quadriculada, onde os alunos trouxeram o esboço no papel quadriculado, já com a planilha no esquema de formatação, eles preencheram conforme as cores. Foi bastante enriquecedora a aula, ele adoraram a interação e a comparação entre os desenhos.Após salvei e imprimi os desenhos, no dia seguinte os alunos criaram coordenadas ( atividade prevista como conteúdo do bimestre)


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3º aula Trabalhei com os alunos Br Office Org Impress- Slides, os alunos também tinham conhecimento prévio de outras aulas e trabalhos realizados . A proposta foi que eles participassem de um jogo virtual sobre comidas típicas, achei muito divertido esse jogo . é difícil de encontrar jogos  no Power Point  como nossa escola não tem internet como acesso no laboratório de informática, gravei em Cds/Dvds o jogo e gravei no computador da escola para os alunos como orientação de nossa tutora do Proinfo. Após o manuseio os alunos realizaram produções escritas em classe ( receita, propaganda e instrução de jogo em slides).


4ª aula Após esse "aquecimento", iniciei o ensino do Storybook, software em que está sendo feito  a confecção de uma lenda, desde a produção escrita até as ilustrações coladas do TUX PAINT.  

Avaliação
A avaliação está sendo baseada na participação de cada estudante, observada e registrada ao longo do projeto. Ao final do projeto, entregareis um breve relatório, contendo os objetivos e com o conceito atribuído a cada estudante.

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